Sobre Nós

 

Somos um Núcleo de Estudos e Pesquisas de cunho Judaico, dentro de uma perspectiva voltada a "autêntica identidade do Mashiach Judeu" (deturpada por grupos messiânicos e cristãos), na figura de Yeshua (o Filho de HaShem). Nosso objetivo é de apresentar à sociedade o Judaísmo e sua relação com o Mashiach Yeshua, sob o viés autêntico das Escrituras Sagradas (Torah e Tanach), dentro de uma proposta reflexiva em torno da influência do Povo Judeu no Mundo, analisando as Escrituras a partir de um contexto plenamente original.

 

Nossos pilares repercutem ao Judaísmo, sendo que acreditamos em Yeshua como sendo o Messias prometido ao Povo Judeu, que veio para resgatar a Casa de Israel (as 10 Tribos perdidas e os demais povos das nações), não crendo em princípios pagãos, geralmente encontrados nas religiões que predominam nosso contexto. Assim, cremos na figura do Eterno como sendo Um (Echad), considerando que Yeshua é o Seu Filho, não sendo este, parte de uma trindade (tal como ocorre deturpadamente no meio cristão). E apesar disso, somos de caráter amistoso, estando nós abertos para receber em nosso meio estudantes e pesquisadores de qualquer religião ou grupo étnico, no intuito de evidenciarmos um lado positivo do Judaísmo (desconhecido por muitos), que é o: espírito de cooperação, aprendizagem e respeito.

 

 

O que não somos

 

  • Não somos messiânicos, não somos cristãos e muito menos uma seita – e não pretendemos criar uma nova (considerando que somos praticantes do Judaísmo), pois temos a missão de apresentar a influência da Cultura Hebraica no Mundo;
  • Não somos um núcleo de conversão, pois, acreditamos que a Teshuvah (Retorno) ao Eterno é um processo individual, do qual cada um possui responsabilidades sobre si, assim, quem quiser se converter ao Judaísmo, fará isso por iniciativa própria, para que somente assim, possamos auxiliar aqueles que se interessarem por esta decisão;
  • Não somos etnocêntricos, pois respeitamos as diferenças, e acolhemos com todo prazer os desejosos em aprender conosco (mesmo que o objetivo seja o de não se tornarem Judeus).

 

Objetivos do Núcleo

  • Reunir frequentemente nos Shabatot (Sábados);
  • Evidenciar o conhecimento e informações sobre a cultura judaica;
  • Esclarecer todas as informações negativas (atribuídas pelo antissemitismo) ou errôneas a respeito do Judaísmo;
  • Propor sólidas bases de conhecimentos, ao ponto de que o interior do MA seja uma referência nos estudos quanto ao Judaísmo;
  • Incentivar produções de livros e artigos por meio de pesquisas aprofundadas;
  • Preparar o caminho para a fundação de uma sinagoga em Imperatriz–MA e nas demais cidades circunvizinhas;
  • Revelar a autêntica identidade de Yeshua HaMashiach, do qual foi distorcida por Roma e as demais religiões (por meio do sincretismo religioso).

História do Projeto

 

A criação deste Núcleo de estudos e pesquisas partiu da necessidade de compreendermos a sociedade a partir de uma realidade proposta pela influência judaica no Mundo. Assim, no dia 05 de fevereiro de 2012, foram lançadas as diretrizes fundamentais do grupo, do qual tem contado com indivíduos desejosos em aprender sobre a cultura semita, sejam eles de Imperatriz–MA, ou de qualquer parte do Brasil e do Mundo.

Nessa perspectiva, em 12 de junho de 2013 fundou-se um grupo via Facebook (para tratar de questões administrativas do grupo). Além disso, após reuniões com lideranças judaicas, via Skype, em 19 de dezembro de 2013, e presencialmente, na cidade de Belém–PA, em 02 de fevereiro de 2014, tudo veio a se reorganizar de um modo mais significativo, sendo que nossa primeira reunião presencial na condição de grupo, ocorreu no Shabat do dia 21 de dezembro de 2013. A partir de então, iniciamos reuniões períodicas nos Shabatot, para o estudo das Parashiot, a fim de amadurecermos a ideia de atuarmos na modalidade presencial, tal como eram as intenções desde os primórdios do Projeto.

Desse modo, em 08 de março de 2014, lançamos a proposta sistemática do funcionamento do Núcleo (reativação do projeto referente ao site), numa definida e melhor elaborada atuação na condição física (presencial) e digital, a fim de amadurecermos ainda mais enquanto Comunidade. Além disso, em 24 de setembro de 2014, celebramos pela primeira vez a Festa de Rosh HaShanah, na passagem do ano de 5774 para o de 5775. E, assim, estamos com a ênfase não apenas no princípio administrativo (organização interna), mas abertos também aos demais indivíduos de Imperatriz–MA e cidades vizinhas, desejosos em fazer parte do movimento, no intuito de em breve, testemunharmos a fundação da primeira sinagoga na cidade de Imperatriz–MA.