Alimentação Kosher

 

Segundo a BDK, uma alimentação de cunho Kosher, é uma referência a tudo aquilo que é:

 

"usado para denominar um alimento que está de acordo com as normas da dieta milenar da Torá (Bíblia) seguida pelos judeus. Este termo é mundialmente usado por judeus e não judeus, e estes alimentos tem sido cada vez mais procurados, pois ao atenderem normas milenares de alimentação e sendo controlados e fiscalizados por supervisores rabínicos, ganham mais credibilidade perante os consumidores.

 

Antigamente, o kosher era uma prática caseira, onde cada pessoa, e mais comumente as donas de casa, conheciam as regras e as aplicavam na hora da aquisição e do preparo dos alimentos. Com a industrialização, muitos alimentos passaram a ser processados em indústrias, deixando o consumidor duvidoso quanto aos ingredientes e ao processo de fabricação dos alimentos. Em primeira instância, o consumidor kosher não se tornou um cliente das indústrias, continuando a fazer tudo em casa.

 

Contudo, a modernização continuou avançando e o estilo de vida das famílias foi sofrendo alterações, chegando à atual realidade, onde as pessoas tem cada vez menos tempo, quase não entram na cozinha, as mulheres trabalham cada vez mais, e a tentação aos produtos que a mídia e as prateleiras dos supermercados oferecem aumenta cada vez mais. Hoje, há uma real necessidade em saber se os produtos industrializados são ou não kosher.

 

Em alguns países, esta demanda foi suprida há décadas, como no caso dos EUA, onde quase todo produto que pode ser kosher, tem o logo do kosher impresso em sua embalagem. Diga-se de passagem, que nos EUA a grande maioria dos consumidores kosher nem são judeus, os quais acreditam que os mesmo são melhores ou mais garantidos. Em Israel, diversos países da Europa e Argentina, entre outros, este mercado também é muito desenvolvido.

 

No Brasil, com uma comunidade judaica bastante representativa, este mercado não recebeu a devida atenção, até que a comunidade se levantou e tomou uma atitude. Criou o BDK, um órgão responsável pela avaliação e fiscalização dos alimentos, que segue o padrão mundial das certificadoras kosher. Assim, a comunidade está sendo melhor servida, as indústrias passaram a atender mais um nicho de mercado e todos estão mais felizes."

 

Assim, para maiores detalhes e mais informações, sobre os produtos Kosher a serem consumidos, acessem a página do BDK clicando aqui.