Antissemitismo

 

 

O Antissemitismo é uma das formas mais agressivas de se praticar o lado negro do etnocentrismo. Nesse caso, temos por testemunha a História, que já nos propôs reflexões sobre casos imagináveis sofridos pelo Povo Judeu, ao longo de três milênios.

 

De fato, o Povo Judeu, assim como os Árabes e alguns povos do Oriente Médio, são categoricamente Semitas, considerando que, ambos são provindos da mesma linhagem de Sem (um dos filhos de Noach). Assim, toda e qualquer ação negativa (pejorativa) aos povos descendidos de Sem, pode ser considerado uma atitude antissemita.

 

Porém, tal termo ganhou fama entre o Povo Judeu, que desde sua origem como povo, vem sofrendo perseguições por grupos étnicos rivais na Antiguidade: egípcios, babilônicos, selêucidas, filisteus, macedônios e romanos; além dos grupos religiosos que os perturbam desde a Idade Média até os dias atuais, a exemplo de católicos e protestantes, isto é, grupos que se julgam representantes oficiais do Cristianismo.

 

Entretanto, a mais cruel de todas as perseguições pode ser atribuída a fatores étnico-políticos, a exemplo do que ocorreu na Segunda Guerra Mundial (1939–1945), com os nazistas de Adolf Hitler, que inspirados em princípios vãos e religiosos, abriram a mais sangrenta e violenta ação contra um grupo étnico (e contra a humanidade em si, já que outros grupos também foram afetados).

 

Já no Brasil, o Antissemitismo é algo enraizado historicamente pelo cristianismo católico, e seguido por muitos adeptos do cristianismo protestante, favoráveis a Teologia da Substituição. E tais práticas maléficas, podem ser vistas até mesmo no nosso vocabulário, como o uso indevido das expressões: “judiar” (para temas semelhantes a maltratar); “isso não pode ter sido feito por um cristão” (como se os Judeus ou os demais grupos estivessem à margem de um bom comportamento); e outros termos a mais, que nos faz a cada dia mais, adotar uma postura contraditória, quando o assunto é equilíbrio social.

 

Portanto, qualquer ação “etnocêntrica negativa” (aquela utilizada para se sobressair sobre os demais povos), contra os descendentes de Sem, constitui-se como um fator antissemita, e sendo algo abominável, tais atitudes devem ser extraídas e eliminadas de nosso convívio social.